sábado, agosto 07, 2010

Enjôo em Alto Mar.

    Quase todos os mergulhadores e pescadores de linha já tiveram está experiência ou presenciaram um colega tendo problemas com enjôo.
   Então você não esta sozinho, estatìsticas mostram que quatro em cinco pessoas sofreram o sofrem com este problema.

  Vamos Entender

    Porque o balanço das ondas confunde o labirinto, como é chamado o sistema de cavidades no interior do ouvido que cuida do nosso equilíbrio. Ele é uma das várias funções do sistema autônomo (responsável pelos movimentos involuntários do corpo) que atuam quando andamos, corremos ou precisamos nos equilibrar sobre superfícies irregulares. Outra delas é a visão, ligada ao sistema nervoso central, que ajuda a avaliar distâncias e posições, resultando nos movimentos dos tendões, das articulações e dos músculos, para nos manter em pé. Voltando ao labirinto, o movimento da embarcação faz com que sua posição varie de forma seguida e desordenada. Essa variação causa um desequilíbrio que leva o sistema autônomo a interferir diretamente no sistema digestivo. "Sendo assim, a digestão diminui, fazendo o estômago ficar pesado e se distender com a comida.

     Isso causa o enjôo, que tenta esvaziar o conteúdo estomacal para obter alívio. Outro sintoma é a vertigem, causada não só pelo movimento do labirinto, mas também pela variação visual. "Para melhorar, pode-se olhar para o horizonte, pois se a visão registrar um ponto estável, o sistema nervoso central receberá essa informação, diminuindo os sintomas".
Cuidados:

1. O momento crucial para o enjôo é aquele em que iscamos o anzol, justamente porque fixamos a atenção num ponto determinado enquanto o barco balança.

2. O cheiro de óleo diesel é fatal para quem tem problemas de marear.

3. Mesmo os que estão completamente habituados a embarcar, às vezes "chamam o HUGO", portanto, não é vergonha o fato de você andar enjoando por aí.

Truques populares:

1. Um dos que mais se fala, é pingar uma gota de limão no umbigo na hora de embarcar. Tome entretanto cuidado para que não escorra e venha a manchar sua pele devido ao sol.

2. Não se encha com comidas pesadas e de difícil digestão. Frutas são aconselhadas como alimento básico dos chamados "estômagos fracos".

3. Bebidas alcoólicas devem ser banidas do cardápio dos que enjoam.

4. Outra crença popular diz que se amarramos um barbante na canela jamais iremos enjoar.

5. Uma medida comumente sugerida é a aplicação de pressão no ponto Neiguan. O chamado ponto Neiguan ou P6 na medicina oriental relaciona-se à acupuntura e está implicado no controle da náusea e vômito. Existem comercialmente à disposição faixas elásticas de pressão para uso a 3 cm do punho.

MEDICAÇÕES

   As drogas antienjôo são eficazes para diminuir a sensibilidade do sistema nervoso central aos estímulos causadores do enjôo ou abreviar os sintomas quando já instalados. A maior parte das drogas apresenta como efeito colateral sonolência e borramento da visão, motivo pelo qual muitos navegadores relutam em tomá-las. É necessário, para melhor efeito profilático, ingeri-las uma hora antes de sair de viagem.

Grupos das grogas:

1. Antihistamínicos (tem a função de reduzir a alergia)
2. Anticolinérgicos (contrários da ação de fibras nervosas)
3. Antivertiginosos (têm a função de deprimir o sistema labiríntico)

  Segue abaixo os medicamentos que podem ser comprados nas farmácias em geral:

1. Dramim (antihistamínicos) podem ser consumidos por via oral ou intramuscular e têm um efeito de seis a oito horas. Triptone ® nos Estados Unidos.

2. Transderm-Scop (anticolinérgicos) podem ser comprados no exterior com o nome de Scopolamine, e seu uso é feito através de fitas adesivas colocadas atrás da orelha onde são absorvidas pela pele. Seu efeito dura em média, três dias.

3. Buscopam Simples (anticolinérgicos) é um medicamento brasileiro com o mesmo principio ativo do Transderm (escopolamina é o princípio ativo) , e todos devem ser tomado no dia anterior ao da pescaria.

4. Stugeron (Antivertiginosos) com o principio ativo Cinarizina (genérico) onde seu similar se chama Antigeron, tem indicação para transtornos da irrigação labiríntica e cerebral: Vertigem, enjôos, enjôos de viajem, transtornos do sono.

Obs.: Outras drogas podem ser usadas, mas sempre sob supervisão médica. De qualquer forma, é aconselhado procurar um médico antes de ingerir qualquer medicação, pois podem apresentar efeitos indesejáveis e têm contra-indicações.

Veja Também:


sexta-feira, agosto 06, 2010

Molinete ou Carretilha, para que Vara e Linha é a Maior Duvida ?



   Essa é a pergunta mais freqüente na hora de Compar uma Vara, Molinete ou Carretilha Você da aquela olhada e fica imaginando que linha suporta está vara ou que linha colocar no Molinete ou Carretilha.   Aos iniciantes na pesca é aconselhado o uso de molinetes por seu fácil manuseio e rápida regulagem. Já para os mais experientes a carretilha é um passo a mais, pois requer um pouco mais de conhecimento sobre o equipamento e de como regular cada item, freios, fricção entre outros.
   Tendo total controle do uso de molinetes e arremessando corretamente o conjunto molinete/vara, o pescador já pode pensar em dar mais um passo na escala e comprar uma carretilha. No início parece um bicho de 7 cabeças, mas com calma e paciência fica fácil e naturalmente você usará seu equipamento sem problemas.
Continue a leitura →

Veja Também: