Já a algum tempo que a pesca vem se tornando um esporte com um grande apelo tecnológico e de baixo custo. Sem querer de forma alguma menosprezar a deliciosa pescaria com vara de bambu.

E entre os acessórios que mais conquistam adeptos estão as sondas, ou fishfinders. Antes usados somente em grandes navios ou barcos profissionais de pesca, seu uso está cada vez mais difundido entre os pescadores amadores, tornando-se grandes aliados daqueles que querem enxergar além do que os olhos vêem. Para os que ainda não estão familiarizados com as principais funções de um fishfínder, seguem algumas dicas práticas que podem ajudar na regulagem de seu aparelho.
SONAR é uma sigla em inglês que quer dizer Sound Navigation And Ranging ou numa tradução livre algo como Navegação e Determinação da distancia pelo som.
Para a navegação
marítima se trata de um instrumento muito importante. Um sistema que já foi
muito útil durante as guerras para localizar submarinos e também para que
fossem efetuados estudos e pesquisas acerca do oceano e o que podemos encontrar
lá. É possível determinar profundidades e até mesmo depressões para que seja
mais fácil durante a pesca localizar cardumes.
Todos os pescadores sabem que os peixes não estão espalhados a esmo nos rios, lagos e mares. Pescadores mais experientes saberão que eles se concentram em locais específicos onde a pesca é mais produtiva. Estes locais são definidos por fatores tão distintos como correnteza, salinidade, temperatura, profundidade, tipo de fundo, e outros ainda tão sutis que sequer imaginamos.
Se toda água fosse absolutamente transparente, não haveriam tantos problemas em achar estes locais e "encontrar o peixe". Mas pescamos quase sempre em águas turvas que nos impedem de ver as condições sob a embarcação. E para dificultar mais ainda, estas condições estão sempre em permanente mudança. Somente com a capacidade de nos adaptarmos a essas mudanças, e de achar o peixe, é que poderemos maximizar a produtividade da pescaria e otimizar.....Continue Lendo