sexta-feira, junho 14, 2013

Migração de Peixes (Pesca | Pescaria)




                    Migração de Peixes 

  Por gerações o homem tem se admirado com a maravilhosa e deslumbrante migração sazonal e anual de diversas espécies de peixes ao redor de todo o globo.

    Os peixes em geral frequentemente podem viajar grandes distâncias, podendo com isto encontrar muitos obstáculos e predadores e mesmo assim no final desta incrível jornada sobrevivem e dão continuidade à vida de sua população.


             Piracema



    Ao longo dos anos muitos pesquisadores tem desenvolvido muitas explicações, teorias e até superstições a respeito dos peixes migratórios.


    Porém estudos recentes e não tão recentes assim já explicam esse mecanismo dos peixes.


    Atualmente, o conhecimento sobre migrações tem se desenvolvido e sabe-se que o retorno anual de populações de peixes que é dependente de diversas variáveis ambientais e físicas.



    Os primeiros estudos de migração de peixes no Brasil foram realizados na década de 50, onde foram realizados experimentos de marcação em larga escala e bem....Continue Lendo

VeJa Tanbem







sexta-feira, junho 07, 2013

Licença de Pesca É OBRIGATÓRIA. Como Tela?


     Licença de Pesca A Pescaria é uma prática muito prazerosa, faz bem para o corpo, mente e alma. Nos permite partilhar, com amigos e familiares, momentos únicos junto à natureza!    Mas o que muitos esquecem, e as vezes até não sabem, é que é obrigatório ter a Licença de Pesca, válida para todo o território nacional. Isso evita uma bela multa, e evita também que seu equipamento de pesca seja apreendido.
licenca_pesca_amadora
Licença Para Pesca Amadora

     O melhor é fazer com antecedência, para evitar uma correria desnecessária de última hora, e até mesmo atrasos na pescaria.

 INFORMAÇÕES IMPORTANTES
      A Licença para Pesca Amadora do MPA é válida por 1(um) ano em todo território nacional e, uma vez licenciado, o pescador pode pescar em qualquer região do país, não havendo necessidade de pagamento da licença estadual. No entanto, as normas estaduais devem ser respeitadas quando forem mais restritivas do que a norma federal. O limite de cota de captura e transporte federal de pescado por pescador é de 10 kg mais um exemplar para águas continentais e 15 kg.....Continue Lendo
Veja Também:


pesca, la pesca, pesca in, pescar, como pescar, pescaria, agricultura, pescando, el pescado
pescarias, para pesca, fishing, caza, artigos para pesca, b and, b &, saude, wikipedia, Facebook, youtube , c &, c or, c for, & c, c this, how to c, for c, & in c, c and, p and, p&amp: i, the d, e by, a & e, hotmail, df -h, java, m and m,

domingo, junho 02, 2013

Dicas Para Pesca do Curimbatá






    Aqui vai a mais nova dica a pesca do curimbatá, é um peixe muito manhoso de ser fisgado, por causa da sua boca pequena.
    Os curimbatás desapareceram com medo do frio. Às margens dos Rios , os pescadores insistem esperançosos, entre um lamento e outro ao perceber o nada de peixe fisgar. Mas não arredam pé e, logo às 8 horas, estão com os equipamentos montados. Ficam até o final da tarde, assumindo o risco de voltar para casa de mãos vazias. “Tem dia que a gente não vê nem beliscão nas varas. Nessa época do ano, não dá para pegar nada mesmo mas se não Pesca Vamos só de Pescaria mesmo”, afirmam os amigos rsrsrs.


 

Curimbatá
   O curimbatá é um peixe de escamas, e como já disse boca pequena em forma de ventosa. A espécie se caracteriza pelas escamas prateadas e porte não passando de 80 cm nas maiores situações, porém há relatos de exemplares com mais de 5kg, que já proporcionariam grandes corridas e brigas.
    O curimbatá é muito importante comercialmente, sendo facilmente encontrado em supermercados com exemplares de grande porte a venda. As comunidades ribeirinhas apreciam o peixe como alimento e fonte de renda.

    PESCA EM RIOS
   
Para quem gosta de se aventurar e pescar nos rios, muitos pescadores usam tralhas simples, indo aos barrancos e usando varinhas de bambu, e como isca massinha de farinha de trigo, nem muito mole, nem muito dura, apenas consistente. A linha deve ser não muito grossa no máximo 0,40mm e 50 cm, maior que a vara.


    No molinete, também não necessitamos de equipamento pesado, apenas de qualidade, com linha 0,30mm no carretel e um chicote com massinha de boa consistência no chuveirinho de fundo de preferência. Essa técnica é muito usada em represas as quais tem o tão falado peixe.


    Não, de maneira alguma tente pegar curimbatá com iscas artificiais, pois são espécies detritívoras, ou seja, não iriam nunca pegar nas iscas artificiais, a não ser que ela tenha enroscado neles. Lembramos que a espécie anda em cardumes e se começar a pegar um e localizar o cardume, aí na certa você terá o melhor dia de pesca de
....Continue Lendo


Veja Também: